Não seria bom um sistema de gestão em que você tivesse o controle financeiro integrado com as vendas e compras da sua empresa?

Procure imaginar: nesse sistema, você finaliza uma venda e o sistema lança para você os valores das parcelas no financeiro com as informações necessárias (o nome do cliente e a data de pagamento, por exemplo).

Da mesma maneira, se sua empresa utiliza um controle de compras, não seria interessante que esse sistema entendesse o que deve ser feito quando você fecha um negócio? E já lançasse no financeiro os valores das parcelas a seu fornecedor?

Deixe-nos mostrar mais de perto como isso funciona aqui no ClearView!

 

Controle financeiro utilizando o sistema de gestão ClearView

 

No ClearView, você tem duas opções para lançar movimentações no financeiro. Uma delas é fazer esses lançamentos manualmente, direto no módulo financeiro do sistema. Para isso, você simplesmente acessa o fluxo de caixa e cadastra um novo recebimento ou pagamento. Mais ou menos assim:

 


Fácil, né? Mas eu aposto que você não se impressionou muito. Tudo bem, não tem problema. Você vai gostar mais do que vem agora.

 

Faturando pedidos de venda (ordens de serviço) com agilidade

 

A segunda maneira de lançar informações no financeiro é fazer isso a partir das vendas que você já cadastrou no sistema. Bem mais legal!

Primeiro você vai abrir a venda no sistema, e aí vai clicar em “Faturar esse pedido”. Veja:

 

 

Se o ClearView fosse um jogo de futebol, esse seria um dos “melhores momentos”!

Claro que você teria que entrar no ClearView para ter uma ideia mais viva de como isso funciona (aliás, você já fez isso?), mas vamos explicar:

 

  1. Quando você escolhe o número de parcelas da venda, o sistema calcula automaticamente o valor de cada uma.
  2. Se você aumenta o valor de uma parcela específica, o sistema redistribui sozinho o valor das demais.
  3. Se existem comissões na venda, o sistema parcela as comissões conforme você escolheu para parcelar a venda.
  4. Quando você finaliza o faturamento, o sistema lança o valor de entrada no fluxo de caixa e as demais parcelas em “contas a receber”.
  5. E as comissões são lançadas em “comntas a pagar”, claro.

 

Ah, e faltou dizer que o cliente da venda não precisa ser o mesmo para quem o serviço vai ser faturado. Isso tudo vai ficar registrado no sistema, não se preocupe. 

E antes que você se pergunte: sim, você pode faturar várias vendas de uma vez só. Desde que sejam para o mesmo cliente, claro.

 

Confirmando os pagamentos das parcelas no financeiro

 

Depois que você faturou sua venda, você pode descansar um pouco. Você merece. Afinal, você agora tem um sistema de gestão. Mas muito bem, vamos voltar ao trabalho:

Na seção do financeiro chamada “Contas a receber”, você pode rapidamente ver as parcelas de venda já vencidas (ou próximas de vencer). Por exemplo:

 

 

Se existe alguma parcela já vencida, vamos querer confirmar o seu recebimento, para adicionar o valor ao fluxo de caixa. Podemos fazer isso com várias parcelas ao mesmo tempo, se for o caso. Mas eis agora um truque...

 

Confirmando parcialmente o pagamento de uma parcela

 

Muitas vezes, você pode querer confirmar apenas parcialmente o pagamento de uma parcela. Digamos, por exemplo, que você e seu cliente renegociaram, e parte do valor ficou para daqui um mês.

O ClearView previu esse tipo de situação. Nesse caso, você faz o seguinte:

 

  1. Primeiro, você abre a parcela e clica para confirmar o pagamento, como se nada estivesse acontecendo…
  2. Aí, você verá abrir-se uma janela perguntando o valor a ser confirmado. É aí que você entra em ação, alterando o valor a confirmar.
  3. Você então escolhe, na caixinha abaixo, para lançar o valor da diferença (isto é, o valor que vai ficar em aberto depois dessa alteração).

 

Feito isso, a parcela teve seu valor alterado e confirmado, e um novo lançamento foi criado para o valor da diferença. Mas você deve estar querendo as imagens, certo?

 

 

Mas e as comissões?

 

Claro, as comissões. Vai funcionar de modo semelhante:

 

  1. Para ver as comissões a pagar, você vai acessar o “contas a pagar”. Aqui você também vai poder rapidamente ver quais estão vencidas ou prestes a vencer.
  2. Você pode confirmar o pagamento de várias comissões ao mesmo tempo, se quiser.
  3. Se for o caso, aqui pode também usar o recurso da confirmação parcial de pagamento, da mesma maneira como vimos para as parcelas da venda.

 

Faturando compras

 

Da mesma forma que faturamos uma venda, vamos programar o pagamento de uma compra. Aliás, o controle de compras no ClearView funciona de modo análogo ao controle de vendas. Só que em vez de uma “ordem de serviço” ou “pedido de venda”, em compras nós faturamos uma “ordem de compra”.

O procedimento é o mesmo:

 

  1. Podemos faturar uma ou várias ordens de compra ao mesmo tempo.
  2. O cálculo de parcelas funciona de modo inteligente, como vimos no faturamento de vendas.
  3. Para confirmar o pagamento das parcelas, acessamos “contas a pagar” e confirmamos total ou parcialmente o pagamento.

 

Administrando diferentes contas financeiras

 

Até agora, não nos preocupamos com informar para que conta vai ou de que conta sai o dinheiro para os recebimentos e pagamentos que você vai registrar no sistema. Mas isso é importante. 

Toda vez que você faz um faturamento, você define em que conta vai receber as parcelas (no caso de uma venda), ou de onde vai sair o dinheiro para pagá-las (no caso de uma comissão ou de uma compra).

Se quiser, você pode cadastrar várias contas financeiras. O saldo de todas elas fica visível se você faz uma consulta no fluxo de caixa ou na própria página de contas financeiras, que vemos abaixo:

 

 

É comum a necessidade de transferir dinheiro de uma conta para outra. O ClearView permite que você registre essas transferências com agilidade.

 

Cadastrando categorias de receitas e despesas

 

Por último, mas não menos importante, vamos falar docadastro do plano de contas da sua empresa. Esse recurso é essencial para você desenvolver uma visão ampla sobre seu negócio, e saber seus pontos fortes e fracos.

O plano de contas é a lista de categorias de receitas e despesas da sua empresa. Por exemplo: aluguel, luz, telefone, impostos, pagamento de funcionários… ou, para receitas: venda de produtos, prestação de serviços, etc.

Veja abaixo um exemplo de plano de contas:

 

 

Mais tarde, depois que você já estiver há algum tempo registrando sua atividade no sistema, você vai poder gerar diversos relatórios baseado no seu plano de contas.

 

Experimente gratuitamente o ClearView

 

Esta foi uma exposição resumida do controle financeiro do ClearView. Porém, acreditamos que nada substitui o uso efetivo do sistema para você se familiarizar com as ferramentas e sentir como são práticas!

Além do mais, o ClearView é um sistema completo de gestão, onde você controla não só o financeiro, mas seus clientes, produtos, materiais, estoque, suas tarefas, e mais. 

Você vai ver que os outros módulos do sistema são tão simples e amigáveis quanto o financeiro. 

Experimente o sistema gratuitamente! Em poucos minutos, você vai completar um rápido cadastro e já sair usando, sem compromisso.

Ficaremos muito felizes em atendê-lo!