Acessível de qualquer lugar, sem a necessidade de downloads ou instalações. Cadastre-se e entre pelo navegador de seu smartphone ou computador.
*Esta é uma versão reduzida do site. Estamos trabalhando para disponibilizar o site completo para o seu dispositivo.
 

Emissão de orçamentos


Utilize a apresentação de slides ou, como alternativa, o texto disponibilizado abaixo da apresentação. Clique no botão (ggs-expand) para assistir em tela cheia.

Veremos agora como emitir orçamentos no ClearView. Você verá que a emissão de orçamentos está integrada com as outras partes do sistema de modo inteligente.

  1. Para emitir um orçamento, acesse “Vendas” > “Orçamentos”.

  2. Clique em “Emitir novo”.

  3. No campo “Cliente”, você tem duas opções: adicionar um cliente já cadastrado (nesse caso o sistema já “puxa” informações como CNPJ, endereço, etc.) ou um cliente novo (o sistema irá, então, cadastrá-lo para você).

    (Você pode optar para que só seja possível emitir orçamentos e vendas para clientes pré-cadastrados. Essa opção você configura em “Configurações” > “Opções do sistema”).

  4. Para o campo “Listas de preços”, escolha uma lista de preços ou use a lista padrão. (Consulte o tutorial sobre listas de preços).

  5. Se o produto já estiver cadastrado, comece a digitar o nome e ele será “puxado” para o campo, junto com o preço.

    Da mesma forma como vimos para o campo “Cliente”, também aqui você pode usar um produto ainda não cadastrado, e o sistema irá cadastrá-lo para você.

    (Você pode optar para que seja obrigatório cadastrar o produto antes. Para isso, acesse “Configurações” > “Opções do sistema”).

  6. Para adicionar mais produtos no orçamento, clique na pequena bolinha verde “+”.

    (Se a unidade de medida de um produto inserido estiver cadastrada em m², você deve informar a largura e altura do produto. O sistema vai calcular o preço final).

  7. Em “Valor total negociado”, inclua descontos e/ou acréscimos, em valor fixo ou percentual.

  8. Expanda as tarjas para adicionar informações de entrega, etc.

  9. Quando estiver satisfeito, salve o orçamento.

  10. Se desejar, navegue pelas outras abas do orçamento para adicionar outras informações:

  • A aba “Notificações” registra automaticamente todos os eventos ocorridos no orçamento: emissão, alterações, aprovação, etc. com data, hora e responsável pela ocorrência.
  • Anexe arquivos, fotos, planilhas, contratos. Esses arquivos poderão ou não ser incluídos no orçamento impresso ou no envio por e-mail.
  • Inclua comentários, orientações, descrições gerais, que poderão ou não ser incluídas no orçamento impresso.
  • Busque blocos de texto pré-cadastrados para inserir textos rapidamente. Textos padrão são bons para informações que se repetem, como condições de venda, regras de negócio, garantias e comentários. Crie blocos de texto em “Configurações” > “Blocos de texto padrão”.
  • Pré-visualize como está ficando o orçamento impresso. A logo do Clear será substituída pela sua, que deverá estar anexada em “Configurações” > “Aparência do sistema”.
  • Em “Mais ações”, veja o que mais é possível fazer com o orçamento. Se aprová-lo, um Pedido de venda/Ordem de serviço será gerada automaticamente.

  • 11.   Imprima o orçamento ou envie por e-mail quando quiser.
    Quando você for imprimir o orçamento, lhe são oferecidas diversas opções de personalização da impressão. Poderá ocorrer situação em que não seja adequado que os valores apareçam no orçamento (uma cópia de conferência ou para terceiros, por exemplo).
    No caso de você estar apresentando várias opções de preço para um mesmo item, pode ser conveniente ocultar a soma total dos itens.
    Por padrão, seus dados de cadastro formam a linha de rodapé do orçamento. Mas você pode optar por ocultá-los.
    O conteúdo de observações é adicionado no final do orçamento impresso. Você pode adicionar este texto diretamente na hora da impressão ou optar por exibir o texto que você já adicionou na aba “Observações” do orçamento.
    Explore as demais opções. A qualquer momento visualize para ver como está ficando a apresentação do orçamento.

Pronto, finalizamos o tutorial de emissão de orçamentos!

Explore personalizações possíveis, como adição de novos campos no orçamento (veja tutorial sobre personalização de cadastros).

Personalize ainda mais o orçamento impresso (consulte o tutorial de criação de modelos de impressão).

Crie uma tarefa ligada ao cliente para cobrar sua posição quanto ao orçamento, fixando uma data e um encarregado (veja tutorial sobre controle de tarefas).

Em caso de possuir vendedores externos, consulte o tutorial sobre cadastro de usuários-vendedores.

Já é cadastrado no sistema? Clique aqui e experimente grátis.

Tutoriais relacionados: